NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 30/06 10:40
TCC produzido em Umuarama é premiado em concurso estadual do Crea
Trabalho acadêmico produzido na Unipar conquistou o 2º lugar da categoria Mecânica/Metalúrgica. Edição histórica recebeu a indicação de 212 TCCs em todo o Estado. 17 foram premiados

Os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs), relacionados às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, produzidos por egressos de Instituições de Ensino Superior do Paraná, foram premiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), no último dia 15. Ao todo, 17 produções acadêmicas, em sete diferentes modalidades, foram destaque na 5ª edição do Prêmio Melhores TCCs, realizado com o apoio do CredCrea Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos Creas, Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER).

Nesta edição, 212 trabalhos foram indicados por coordenadores de curso ao Prêmio em todo o Estado, nas oito regionais do Crea-PR, sendo quatro trabalhos na região de Apucarana; 40 em Cascavel; 43 em Curitiba; 32 em Guarapuava; 11 em Londrina; 43 em Maringá; 23 em Pato Branco e 16 em Ponta Grossa.  Através das votações realizadas nas oito regionais do Conselho citadas acima, foram selecionados 28 para a fase final. Participaram desta fase Conselheiros e Inspetores do Crea-PR, além de coordenadores de cursos e presidentes de Entidades de Classe.

Para o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, a 5ª edição do Prêmio é histórica em função do volume de trabalhos recebidos para análise. “É um Prêmio que se consolida ano após ano, envolvendo mais de 100 Instituições de Ensino Superior”, comenta. Todos os trabalhos foram avaliados na perspectiva de inovação e aplicabilidade. “O Prêmio se consolida com o comprometimento de todos, na área acadêmica, científica e de regulação das atividades no exercício das profissões. Com a parceria com a Cooperativa CredCrea, a premiação tem auxiliado significativamente o desenvolvimento dos jovens profissionais resultando em evolução e ascensão profissional”, reforça.

Os premiados do 5º ciclo do “Prêmio Melhores TCCs” participarão de uma mostra de trabalhos durante o Fórum de Docentes e Discentes, previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro, de forma híbrida, na Universidade Positivo, em Curitiba, como também do lançamento de uma edição histórica da Revista Técnico Científica do Crea-PR com os trabalhos premiados.

2º lugar da categoria Mecânica/Metalúrgica é de Umuarama
A votação estadual do Prêmio, que tem importância significativa para o desenvolvimento tecnológico do Estado, aconteceu de 07 de junho a 15 de junho, e contou com a participação dos Colégios de Inspetores, CDER e CIE.  Foram escolhidos os melhores trabalhos, nas modalidades de Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho. Os trabalhos de conclusão de curso premiados na região Noroeste foram produzidos por formandos de Umuarama e Maringá.  

Da Universidade Paranaense (Unipar) de Umuarama, o trabalho vencedor na categoria Mecânica/Metalúrgica foi dos graduados Caio Mancini Parlato e Nelcides Oliveira Junior, com o tema “Desenvolvimento de sistema de segurança para verificação de escorva do conjunto motobomba”. Eles conquistaram o 2º lugar no prêmio e disseram que sabem que muitos dos estudantes do Paraná têm uma grande capacidade de elaborar projetos incríveis com grandes potenciais, e ter esta conquista em meio de tantos deles trouxe muita felicidade.

“Este prêmio nos traz a sensação de que estamos seguindo no caminho correto, desta forma, nos estimula a continuar com nossos projetos a busca de trazer inovações que facilitam a vida humana, possibilitando cada vez mais a evolução de toda a sociedade”, afirma Parlato.  

Em relação ao tema escolhido do TCC, Oliveira Junior explica que os conjuntos motobombas (bombas de água) são utilizados em diversas áreas, sendo para executar funções essenciais para pessoas, órgãos públicos ou privados. Alguns exemplos são a captação de água para distribuição voltada a utilização humana e agrícola, sendo que muitos destes equipamentos estão vinculados a sistemas de irrigação de plantações, sendo essencial o seu funcionamento adequado para o controle do crescimento de produtos importantes para o consumo humano.

“Sendo assim, a paralização destas máquinas ocasionada pela utilização das mesmas sem estarem escorvadas, pode provocar vários transtornos tanto para a população quanto para produtores agrícolas, além de causar um prejuízo financeiro”, ressalta o formando.

Outros três premiados estaduais do Noroeste são de Maringá
O agora Engenheiro Eletricista Maico Douglas Leles da Silva conquistou o 1º lugar no concurso na categoria Engenharia Elétrica com o trabalho “Cadeira de rodas motorizada controlada pela íris”. Ele se formou em 2020 na UniCesumar. Também da UniCesumar houve a conquista de um 2º lugar no concurso “Melhores TCCs do Crea-PR”. Com o tema “Coagulante magnético de moringa oleifera e grafeno para o tratamento de efluentes”, a formanda Isabella Zanette Silva foi uma das premiadas na categoria de Engenharia Química.

Na categoria Especiais/Segurança do Trabalho, a vencedora foi a graduanda em Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Beatriz Miwa Murase. Com o tema “Simulação de evacuação de pedestres para situações de incêndio em uma universidade” ela também conquistou o 1º lugar no concurso.

Sobre o Crea PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional
 

Fonte: Assessoria de Imprensa CREA

MURAL

  • DE: Evgenyiay

    ???????, ??????????! .

    DE: FRANCISCOLLOVET

    Eu gostaria de ouvir Detallhes de Roberto Carlos. OBRIGADO!

  • DE: Um alguém de tapejra

    Manda um beijo pra Maria de Tapejara fala pra que eu ainda amo muito ela

    DE: Tatiane

    Gostaria de ouvir Cigana do João Carreiro. Ofereço para meu namorado Alberto de Maringá

  • DE: Karen com nós da

    Adoro vc Dani como locutora. Gostaria de conhecer vc pessoalmente. Vc tem uma determinação tão grande no seu trabalho. D Que Deus te dê muita força para ficar

    DE: Ângela

    Toca a música do Victor e Leo. Ofereço para meu esposo Rogério e minha filha Ester que adora esses cantores

  • DE: Alex Aparecido Rocha

    Toca lençol gelado estou curtindo aqui da fazenda vaca branca ofeco pro ze do bucho ze do gás e daniel

    DE: Rafaela

    Oi estou a proucura de um grande amor tenho 25 anos

  • DE: José Leonardo

    Faz 19 anos que eu te conheci. Tivemos momentos felizes e triste. Mais vc Gabi é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Te amo. Beijo do seu esposo José

    DE: marcos

    gostaria de pedir evidências do chitãozinho e Xororó e mandar pra toda família Gil. pra minha esposa sonia e pro meu filho Luís que estao aqui curtindo comigo.

  • DE: Manoel Maria Gonçalves

    Uma ótima sexta feira a todos Um abraço para os primeiros de Naviraí E invinhema ms

    DE: José

    Olá gostaria de ouvir no sertanejo da Ilha FM. Cigana do Hugo Pena e Gabriel. Oferecer para minha esposa Fátima

  • DE: Leandro

    De pedir a música Hugo e Guilherme conveniência oferecer para minha esposa Vanessa e dizer que eu amo muito ela e para minha filha Emanuele e para vocês da rádi

    DE: Jhonatan Ferreira

    Quero pedir a música do Leo Magalhães vó oferecer pra minha mae Iracema Rodrigues lá no San remo e para todo que escuta a rádio

  • DE: Elias

    Gostaria de ouvir a música de Emílio e Tiago grito de amor ?

    DE: Anderson

    Boa noite

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW