NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 31/08 10:07
App criado com ajuda da UEM vai planejar salas para provas do Enem
Ferramenta irá auxiliar no cálculo de estudantes em mais de 100 mil salas, com o distanciamento social

O aplicativo “Sala Planejada”, desenvolvido com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será utilizado em larga escala com o objetivo de planejar o distanciamento de carteiras durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil.
 
 
Gratuito, o App, desenvolvido em 2020, envolveu a parceria entre a UEM, a Unifesp e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), visando o planejamento de salas de aula, respeitando distanciamento social. A utilização da ferramenta no Enem ocorrerá em decorrência de uma parceria estabelecida entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Unifesp.
 
O Enem trabalha com mais de 100 mil salas de aula para calcular o distanciamento. “Nós estamos ajudando a fundação que realiza o Enem a planejar e implementar o distanciamento em cada sala. O objetivo, claro, é maximizar o número de carteiras mantendo o distanciamento”, diz o professor Francisco Nogueira Calmon Sobral, do Departamento de Matemática da UEM. Ele contribuiu com a criação da Sala Planejada.
 
”Com essa parceria, eles são capazes de fazer muitas simulações, para tentar encontrar os layouts mais adequados. Até o momento, já temos 500 mil layouts gerados desde o lançamento da ferramenta, mas desses, pelo menos 300 mil são simulações para o Enem”, complementa Sobral.
 
O App Sala Planejada calcula quantos estudantes devem ficar em cada sala de aula, respeitando distanciamento social. A ferramenta foi pensada para auxiliar a alocação de estudantes em uma possível retomada de aulas presenciais.
 
 
É um aplicativo-web, de livre acesso, que auxiliará gestores educacionais a fazer um distanciamento adequado entre carteiras nas salas de aula. O usuário deve preencher os parâmetros solicitados nos respectivos campos, sendo que é fundamental saber previamente as dimensões da sala e de cada carteira.
 
Segundo Sobral, para o desenvolvimento do layout com fileiras foram aplicadas estratégias de matemática computacional e pesquisa operacional “para colocar a maior quantidade de alunos em um layout fixo, respeitando a distância mínima entre eles”.
 
Quanto ao layout livre, é baseado em algoritmos de otimização. Em ambos os casos, a ferramenta pode ser usada em outros contextos: para rearranjar o público em um teatro, por exemplo.
 
Sobral frisa que esse aplicativo-web não justifica a retomada precoce de aulas presenciais, uma vez que isso deva ocorrer somente quando as autoridades de saúde atestarem que seja possível. Ele e os colegas ressaltam que a Sala Planejada é apenas umas das formas possíveis de “estratégia para o retorno às atividades acadêmicas”, sendo necessário “um planejamento adequado do contexto mais geral” e, claro, que as pessoas continuem a seguir com rigor as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Os envolvidos na criação do App apresentaram o aplicativo durante o 52º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. A apresentação pode ser vista neste link. O trabalho agora foi submetido para uma revista internacional. O link do paper enviado é este aqui.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa UEM 

MURAL

  • DE: QGWXPFJ21OAPSVUWXF www.bing.com

    QGWXPFJ21OAPSVUWXF www.google.com are you located ? I want to come to you one of these days

    DE: Ângela

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para meu esposo que trabalha de guarda aí em Umuarama.

  • DE: Pedro

    Adoro ouvir à sua voz locutora. Fala qual é o seu nome amanhã

    DE: ELISANGELA

    Manda a música paragdimas para meu amor Bruno de Querencia

  • DE: Elisangela

    Queria mandar uma música pro meu amor Bruno

    DE: Eduardo Salgueiro

    Bom dia manda um alô pra nós aqui no sítio Santa Clara, manda parabéns pro .eu pai.Haroldo

  • DE: Juarez

    Compromisso serio

    DE: José Leonardo

    Manda um alô para nós aqui do bairro Sonho Meu

  • DE: sergio

    boa tarde meu parana eu to na ilha

    DE: Alisson Pappis

    Queria pedir a música is this the love master Boys oferecer pra todos que estão curtindo a ilha fm

  • DE: Rodrigo

    Um alô para o pessoal de Amambai mato grosso do Sul sempre ouvindo a Ilha FM

    DE: Ola.

    Bom..dia.

  • DE: Ola

    Dia..sou.de Ivate

    DE: Ola..sou..de

    Boa.noite

  • DE: 0la

    Boa..noite.

    DE: Dieime

    Manda um alô . Pra nós aqui do parque Danielle .Patricia e dieime

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW