NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 23/12 16:53
Calor intenso e elevação no consumo de água colocam a Sanepar em alerta em cidades do Noroeste
O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal

A falta de chuvas, o aumento das temperaturas e a elevação no consumo de água colocam a Sanepar em alerta na região Noroeste do Estado. Com as vazões reduzidas nos mananciais e com a queda nos níveis dos reservatórios que abastecem os moradores existe a possibilidade de ocorrer falta temporária de água ou baixa pressão nas redes de distribuição de água. As cidades mais atingidas são Goioerê, Iretama, Paranavaí, Porto Rico, além dos distritos de Águas de Jurema, em Iretama, e Bredápolis, em Janiópolis.
 
O Paraná vive a mais severa estiagem dos últimos 90 anos. O momento requer muito cuidado e uso racional da água. O governo do Estado ampliou para mais seis meses o decreto de emergência hídrica no Paraná.
 
Na região de Umuarama, também houve queda de vazão nos mananciais, mas o maior impacto são as altas temperaturas que ocasionam aumento no volume da água consumida. Além de Umuarama, em Cianorte, Francisco Alves, Iporã e Douradina as unidades da Sanepar operam no limite da capacidade. O consumo aumentou, nestes últimos dias, 15% a mais do que o registrado no mês de novembro.
 
É fundamental a colaboração de todos no uso econômico da água tratada, evitando desperdícios e priorizando o seu uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. É recomendado reutilizar a água da lavagem e do enxágue de roupas. Reduza especialmente o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.
 
Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
 
Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, que é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do seu imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
 
DICAS DE ECONOMIA
Feche a torneira - Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.
 
Hora do banho - Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.
 
Basta um copo - Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Feche a torneira.
 
Use a vassoura - Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água potável para esse serviço. Reaproveite a água da lavagem de roupa ou da chuva.
 
Vaso sanitário - Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga. Coloque uma garrafa pet com água ou areia dentro da caixa de descarga acoplada. Se a garrafa for de 1,5 litro, a cada descarga, você economiza 1,5 litro de água.
 
Lavando roupa - Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.
 
Fazendo a barba - Não faça a barba com a torneira aberta. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.
 
Tá na mão - Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada. Só abra para enxaguar.
 
Reaproveite - A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.
 
Gaste menos - Ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.
 
Tá Pingando! - Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.
 
Carro - Em época de estiagem, não lave carro. Reaproveite água da chuva ou de lavagem de roupas para fazer a limpeza.

Fonte:Assessoria de Imprensa
Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná
Diretoria Adjunta de Comunicação e Marketing

MURAL

  • DE: Ilha

    Estrada de Deus

    DE: wagner

    qual o nome desta musica que tocou do dalvan

  • DE: paulo

    quero ouvir a musica PARE do zeze camargo luciano , para omenagiar o meu grande amigo zezinho DA SAUDE.

    DE: Nilson

    Feliz ano novo para todos curtem ilhafm

  • DE: Rivaldo

    mando um alo pra galera da fazenda Vaca branca e pra todo mundo que ta curtindo ai

    DE: Laura Ramos

    Curtindo a Ilha FM

  • DE: Gilson Rodrigues Beraldo

    Eu to ouvindo a ilha fm

    DE: sargento aparecido

    estou ouvindo a ilha. obrigado.

  • DE: sergio chaves

    to ligado na ilha a dona do primeiro lugar

    DE: Ângela

    Ol. Gostaria de mandar um beijo para meu esposo que trabalha de guarda a em Umuarama.

  • DE: ELISANGELA

    Manda a msica paragdimas para meu amor Bruno de Querencia

    DE: Elisangela

    Queria mandar uma msica pro meu amor Bruno

  • DE: Eduardo Salgueiro

    Bom dia manda um al pra ns aqui no stio Santa Clara, manda parabns pro .eu pai.Haroldo

    DE: Juarez

    Compromisso serio

  • DE: José Leonardo

    Manda um al para ns aqui do bairro Sonho Meu

    DE: sergio

    boa tarde meu parana eu to na ilha

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW