Procon de Maringá realizou vistoria nos supermercados da cidade com o objetivo de verificar denúncias de consumidores em relação à precificação de produtos e promoções irregulares. A ação, que iniciou na sexta, 22, e encerrou nesta terça-feira, 26, fiscalizou 13 estabelecimentos.

Durante a vistoria, os agentes do órgão de defesa do consumidor conferiram as informações dos panfletos, flyers, cartazes, comunicação online, Clube Fidelidade e QR Code, comparando os preços. Foi feita uma simulação de compra, em que a equipe conferiu no caixa se os preços cobrados são os mesmos que os anunciados nas prateleiras e cartazes.
“Identificamos estabelecimentos que colocam um preço na etiqueta, anunciado como promoção, e quando o cliente chega no caixa, é cobrado um valor maior”, explica a coordenadora do Procon, Patrícia Parra.
Outro problema encontrado foi a diferença nas cores e no tamanho da fonte nas etiquetas dos preços das mercadorias. Além de etiquetas com até quatro preços diferentes para um mesmo produto e divulgação online de produtos que não estavam à disposição nas lojas físicas.
O Procon orientou os gerentes e proprietários dos supermercados e voltará aos estabelecimentos nos próximos dias para verificar se os ajustes foram feitos. Não houve aplicação de multas.
As vistorias do Procon serão realizadas em diversos segmentos da cidade. A ação iniciou na semana passada, com fiscalização nas farmácias e, na próxima semana, será feita no comércio de rua e shoppings.