Localizado no interior paraense, em meio à região Amazônica do país, o Hospital-Materno Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) alcançou nesta sexta-feira (2), um feito inédito: está há 96h sem a prescrição de fórmulas infantis industrializadas para os bebês em atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva.

Atuando há quatro anos como referência em neonatologia para gestantes de alto risco e bebês de 11 município do Baixo Tocantins, a equipe assistencial do HMIB colhe o resultado das ações de fortalecimento do Banco de Leite Humano da unidade, único que atende a região. Neste mês de novembro, o serviço bateu recorde ao arrecadar mais de 23 litros de leite materno por doação externa e conseguir atender 100% da demanda.

“Estamos desde segunda-feira (28) utilizando exclusivamente leite humano, seja diretamente no seio, por ordenha ou pasteurizado, para alimentar os bebês, principalmente os prematuros, sem o uso de fórmulas industrializadas”, celebra Renata Porto, coordenadora de Nutrição da unidade.

A profissional explica que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, pois “ele possui elementos como probióticos, enzimas, nutrientes e anticorpos essenciais. Por isso, deve ser ofertado de forma exclusiva até os seis meses de idade”.

Bruna Viana, técnica de Enfermagem, destaca que a equipe assistencial da unidade busca auxiliar as mães com a ordenha e amamentação, a fim de esclarecer eventuais dúvidas e superar dificuldades.

“Durante a visita que realizamos à rede de saúde dos municípios, também buscamos sensibilizar quanto às necessidades dos bebês em relação ao leite materno. É um esforço conjunto entre os colaboradores, a gestão e até mesmo a comunidade, para ampliar a nossa rede de doadoras e a arrecadação”, ressalta a profissional.