Os vencedores da 15.ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo foram apresentados no dia 17 de novembro, em cerimônia realizada no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR). Na ocasião, foram premiados trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa, além do Prêmio Especial Unimed e do Prêmio Especial Ramo Crédito.
Com objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por jornalistas de todo o Paraná na divulgação de iniciativas do cooperativismo, o prêmio é considerado um dos mais tradicionais do país. E, nesta edição, contou com 94 trabalhos jornalísticos inscritos, sendo o cooperativismo de crédito um dos destaques com diversas reportagens inscritas em diferentes categorias e 10 matérias cadastradas especificamente no Prêmio Especial Ramo Crédito. Do total de inscrições, 14 finalistas concorreram à premiação que somam mais de R$ 88 mil.
A premiação é uma iniciativa do Sistema Ocepar e tem o patrocínio da Central Sicredi PR/SP/RJ e da Federação Unimed do Paraná, e o apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná.
“Para o Sicredi é uma satisfação enorme poder fazer parte dessa iniciativa. O cooperativismo de crédito tem crescido muito. Nós fomos muito ousados lá trás, quando tivemos a ideia de competir com os grandes bancos. E nós queríamos fazer isso de uma forma diferente, humana, de modo que se respeitassem as pessoas. E que o cooperativismo de crédito nunca se esquecesse disso, de suas origens, de seus idealizadores, de seus fundadores, que tinham uma oportunidade de organizar a sociedade economicamente e proporcionar o desenvolvimento. Não é à toa que temos nossa visão hoje, de construir juntos uma sociedade mais próspera. Estamos muito felizes de estar junto com vocês”, comentou o presidente da Sicredi Dexis e membro do Conselho da Central Sicredi PR/SP/RJ, Wellington Ferreira, durante a cerimônia de abertura.
Pela premiação, a assessora de Comunicação e Marketing da Sicredi Norte Sul PR/SP, Ludymilla Dias Machado Cabral, conquistou o segundo lugar na categoria Mídia Cooperativa. “Representar a Sicredi Norte Sul por meio desse trabalho, feito com tanto carinho e dedicação, é um orgulho. Divulgar o Projeto Ponto a Ponto [iniciativa que transforma uniformes antigos em bonecas de pano e roupas infantis] foi uma maneira linda de mostrar como o cooperativismo faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou Ludymilla que completou: “Parabéns Ocepar por reconhecer esse trabalho tão importante que é o jornalismo. Todos os trabalhos inscritos são a prova de que em tempos de fake news é possível sim levar informação de qualidade com dignidade e honestidade para as pessoas. Acreditem e tenham fé, nada é impossível!”