Seis novos casos de dengue foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde esta semana, em Umuarama, elevando para 24 o acumulado desde agosto deste ano. No mesmo período, no ano passado, a cidade contava com apenas três confirmações – um aumento, portanto, de 700%.
A doença já está em 19 localidades e 11 unidades de saúde – além do distrito de Roberto Silveira –, todos com baixa incidência. Hoje, as UBS com mais casos são o Posto de Saúde Central (cinco), o Centro de Saúde Escola e a unidade Vitória Régia (três em cada). Além dos confirmados, 46 casos suspeitos estão em investigação, aguardando resultados de exames, e 134 notificações foram descartadas de um total de 204.
Embora o último levantamento tenha apontado baixa infestação de imóveis pelo mosquito transmissor da dengue, a doença está avançando mais rápido que em 2021, quando, ao final do ano epidemiológico, a cidade somava 1.517 casos positivos.
“É importante reforçar os cuidados para evitar que a situação fuja do controle. Devemos manter os quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água parada. Fique de olho no vizinho também e denuncie qualquer situação suspeita”, orienta a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.