Com mais sete exames positivos anunciados na última semana, pela Secretaria Municipal de Saúde, subiu para 171 o total de casos de dengue acumulados desde agosto do ano passado em Umuarama. O número equivale a 10% das notificações de suspeita da doença registradas no período sazonal, que somam 1.710 – das quais 1.275 foram descartadas (cerca de 75%) e as 264 restantes seguem em investigação.

A dengue já teve casos confirmados em 73 localidades do município. No distrito de Vila Nova União e na região central (atendida pela UBS Centro de Saúde Escola) a situação é de surto devido ao aumento de casos. Em 12 unidades de saúde (a UBS Lisboa foi incluída nesta semana) a condição é de alerta, o que exige mais cuidados da população com a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

A unidade com maior número de casos é o Centro de Saúde Escola (17), seguido pela UBS Bem-Estar (16) e Jardim Cruzeiro (15). Em todo o município apenas os distritos de Santa Eliza e Nova Jerusalém ainda não registraram casos de dengue. Já a febre chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito, continua com dois casos confirmados em Umuarama, além de duas suspeitas descartadas e quatro possíveis casos em investigação.