Pelo telefone 153, a Guarda Municipal de Umuarama atende aos chamados realizados pela população, em um plantão ininterrupto 24 horas por dia, sete dias por semana. Durante os trinta dias do mês de junho de 2023, foram exatamente 152 ocorrências registradas, das mais diversas naturezas, mas novamente em primeiro lugar ficaram as queixas de pessoas importunadas por drogaditos e/ou em situação de rua, com 21 casos.

Em segundo lugar estão as ações de auxílio ao trânsito (como controle de tráfego e interdições de vias), com nove chamadas; em terceiro lugar as apreensões de veículos e motocicletas por débitos, com seis telefonemas; em quarto lugar as denúncias de veículos estacionados em locais não permitidos e as abordagens para averiguação de suspeitos, ambas com cinco chamadas.

Em quinto lugar empatam os encaminhamentos ao Hospital Santa Cruz, denúncias de pessoas suspeitas próximas a residências ou comércios, anúncios de fios de energia ou galhos de árvores caídos, pessoas desaparecidas ou desorientadas e perturbação do sossego, todos com quatro chamadas cada. Em sexto lugar, com três chamadas cada, estão os acidentes sem vítima, atendimentos a animais, ocorrências em escolas e vias de fato.

Entre as ocorrências mais significativas, destaque para a recuperação de um veículo com alerta de furto, além de 64 cumprimentos de ordens de serviço solicitadas oficialmente. A GMU foi criada em 1992 e possui em efetivo de 28 agentes que atuam no policiamento administrativo ostensivo de prevenção a infrações penais e administrativas em todo território do município. A corporação atua também no auxílio das forças de segurança como as polícias Militar, Civil e Ambiental, Corpo de Bombeiros e ao Samu, fazendo parte da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana).