Mamaço realizado pela Norospar encerra com sucesso atividades do Agosto Dourado em Umuarama
No último sábado (27) a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – NOROSPAR, realizou um Mamaço – evento com o objetivo de apoiar e incentivar a amamentação, em alusão ao Agosto Dourado. Autoridades, profissionais de saúde, mamães, bebês, crianças, gestantes e seus familiares e amigos encheram a Praça Hênio Romagnolli em uma grande comemoração.
“É uma imensa alegria estar aqui, divulgando e promovendo a amamentação como um ato natural, destacando que o leite materno o melhor alimento para o bebê e um grande aliado no combate à mortalidade materno-infantil. Em nome da NOROSPAR agradeço a todos que colaboraram de alguma forma para que este grande evento se tornasse realidade e a todos os nossos profissionais que, diariamente não medem esforços para que pudéssemos alcançar os resultados que temos hoje”, disse o pediatra, coordenador médico do Banco de Leite Humano e Presidente da NOROSPAR, Dr. Luiz Batista de França, durante a solenidade de abertura.
O índice da mortalidade infantil caiu de 15,9 por cada 1000 nascidos vivos em 2019 para 9 em 2021, considerando todos os municípios abrangidos pela 12ª Regional de Saúde de Umuarama atendidos pela Maternidade do Hospital NOROSPAR. Os números estão abaixo da média estadual, que foi de 9,6 em 2021 e da média nacional, que foi de 11,8 no mesmo ano.
A enfermeira e coordenadora da Maternidade do Hospital NOROSPAR, Amanda Vasques e a fonoaudióloga e coordenadora do BLH Daiane Ribeiro falaram sobre o trabalho realizado e fizeram agradecimentos aos parceiros, instituições públicas e privadas, clubes de serviços e a todos os voluntários que formam a rede de apoio à amamentação em Umuarama e região e que colaboraram na realização do Mamaço.