O time de basquete misto em cadeira de rodas de Umuarama brilhou ao conquistar o título dos Jogos Paradesportivos do Paraná. Em uma final emocionante, no último domingo, 2, Umuarama superou o forte time de Cascavel mostrando habilidade, determinação e um espírito de equipe inabalável.

Desde o início do torneio a equipe de Umuarama demonstrou consistência e alto nível técnico, avançando com vitórias marcantes. Na final os jogadores mantiveram a calma sob pressão, executando táticas precisas e mantendo uma defesa impenetrável. “A partida foi intensa, com ambos os times lutando ponto a ponto, mas Umuarama conseguiu se destacar nos momentos decisivos”, destacou o técnico Itamar Júnior.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Anderson Gasparetto – o Gaspar –, “o triunfo de Umuarama não é apenas uma vitória esportiva, mas também uma celebração da perseverança e do trabalho árduo de todos os envolvidos”, disse. Ele elogiou a comissão técnica, os familiares dos atletas e os torcedores, “que desempenharam um papel crucial no apoio à equipe, criando uma atmosfera de incentivo e motivação”.

Os Jogos Paradesportivos reuniram mais de 2 mil atletas de todo o Estado no final de semana, em Londrina, que disputaram as modalidades de badminton, bocha paralímpica, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis em cadeira de roda, tênis de mesa, xadrez, basquete em cadeira de roda, futsal para amputados, futsal DI, futsal para surdos, goalball, dragon boat, handebol DI, handebol em cadeira de rodas, rugby e vôlei sentado.

A etapa final da competição, que chegou à 12ª edição organizada pela Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Prefeitura de Londrina, reuniu 427 equipes e participantes de 66 municípios – um número recorde. Os Jogos Paradesportivos integram a lista de jogos oficiais promovidos pelo Governo Estado.

DESTAQUES

Curitiba encerrou a participação com nove medalhas de ouro, 10 de prata e uma de bronze e Londrina conquistou sete ouros, uma prata e três bronzes. Cascavel (três ouros, quatro pratas e seis bronzes) e Maringá (quatro ouros, cinco pratas e três bronzes) também tiveram grandes participações. Outros campeões foram Umuarama, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Salto do Itararé e Siqueira Campos.