A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Umuarama informou que o plano de carreira da Guarda Municipal encontra-se em elaboração. Uma reunião para prosseguir com as negociações está marcada para o próximo dia 10, quinta-feira, a partir das 15h na sala de reuniões do Gabinete, do Paço Municipal. Além do setor, devem participar representantes do sindicato dos servidores municipais e da Guarda, das diretorias de Planejamento Orçamentário e Relações Institucionais e da Secretaria da Procuradoria-Geral do Município.

O prefeito Hermes Pimentel também foi convidado a participar da reunião, mas ainda não confirmou presença. O diretor de Recursos Humanos, Alexandre Faker Ribeiro, disse que, além do plano de carreira, outras pautas dos guardas municipais também devem ser discutidas. Ele lembra que o assunto está em discussão há mais de 10 anos. A proposta mais recente da categoria foi entregue em 2019, porém foi considerada inviável pelo Fundo de Previdência Municipal.

“Na época o município chegou a fazer uma contraproposta que acabou não sendo aceita pelos servidores. O tema voltou a ser discutido no final de 2021, após Pimentel assumir no cargo de prefeito interino, e uma reunião – marcada para a última semana – foi reagendada para o próximo dia 10”, explicou o diretor.

O prefeito Hermes Pimentel já manifestou interesse em resolver o quanto antes a questão com os guardas municipais. Ele disse que as discussões se encaminham para um plano de carreira que seja viável ao município e à Previdência Municipal, do ponto de vista econômico, e que também valorize a categoria. “Os guardas desempenham um papel muito importante para Umuarama e merecem todo o reconhecimento. Mas é importante que o plano de carreira seja sustentável”, completou.