Seis cruzamentos movimentados da região central de Umuarama passarão a ter faixas fiscalizadas por câmeras que vão monitorar o avanço de motoristas no sinal vermelho e a parada/avanço sobre a faixa de pedestres. Os equipamentos já estão instalados e realizando o monitoramento, porém passarão a autuar os motoristas infratores a partir do próximo dia 18.

A expectativa do município com a ampliação do sistema – que já contempla outros cruzamentos da cidade – é garantir o cumprimento das normas de trânsito e principalmente aumentar a segurança para os pedestres, reduzindo o risco de acidentes.

“Esse é mais um esforço para melhorar o trânsito de Umuarama, que registra acidentes com feridos praticamente todos os dias devido à falta de atenção e de respeito à sinalização e aos limites de velocidade”, comentou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli.

A partir do dia 18, a fiscalização com as novas câmeras será ativada nos cruzamentos da avenida Cartelo Branco com rua Governador Ney Braga (próximo ao Planalto, sentido centro); avenida Paraná com Ney Braga (baixadão); avenida Portugal com Leonildo Stecca (Jardim Cruzeiro) nos dois sentidos; Ângelo Moreira da Fonseca com avenida Zaeli (centro); e Paraná com Rio Grande do Sul (centro), perto do supermercado Amigão.

“Pedimos a atenção dos condutores para o respeito à sinalização e às travessias de pedestres, contribuindo para um trânsito mais seguro e organizado em nossa cidade”, reforçou o prefeito Celso Pozzobom. “O objetivo desses investimentos é reduzir o número de acidentes e salvar vidas”, completou

CANTEIROS

Para dar mais segurança na travessia de pedestres, a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) também está implantando canteiros avançados em novos pontos da região central. São cruzamentos de grande movimento onde os pedestres acabam dividindo espaço com os veículos durante a travessia. Dois desses canteiros estão praticamente prontos na avenida Presidente Castelo Branco, cruzamentos com a rua Governador Ney Braga e a avenida Pernambuco.

As obras também deixam os pontos adequados para a modernização dos conjuntos semafóricos. A intenção das adequações e tornar o trânsito mais seguro e evitar acidentes. A mudança na geometria dos cruzamentos define melhor o espaço para os veículos e favorece o pedestre com uma travessia plana (sem rampas) no canteiro central, protegida pelas ‘ilhas’ que fazem parte do projeto.

Além das obras na Castelo Branco, mais três pontos da cidade receberão avanço de canteiros nas próximas semanas. A Umutrans está implantando, ainda, rampas acessíveis em diversos locais a fim de melhorar o acesso e a segurança para pessoas com deficiência.

“Rampas adequadas e travessia sem obstáculo melhoram o deslocamento dos pedestres, levando mais conforto e segurança. Esta é a intenção do prefeito Celso Pozzobom, que autorizou a realização dessas intervenções e de outras que implantaremos em breve no trânsito de Umuarama”, completou o secretário.