A equipe de fiscalização do serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde iniciou, neste mês de dezembro, uma ação fiscalizadora junto aos supermercados de Umuarama para conferir de perto a qualidade de alimentos perecíveis, que exigem armazenamento em geladeiras e câmaras frias.

A ação inclui a aferição de temperaturas onde esses produtos ficam expostos para a comercialização. “Devido às altas temperaturas do verão, é necessário monitorar de perto a qualidade dos produtos ofertados para o consumidor”, orienta nota técnica da Coordenadoria Vigilância em Saúde (Covisa)

Sob supervisão da chefe da Vigilância Sanitária, Claudeni Oliveira Scapolan, além de observar a segurança no armazenamento dos alimentos, a equipe conta com um fiscal do setor de Saúde do Trabalhador nas vistorias e também com fiscais do Procon Municipal.

“Na primeira visita, os estabelecimentos que estavam fora do padrão exigido pelo fabricante de alimentos foram notificados a se regularizar e a apresentar controle de temperatura através de planilhas”, explicou Claudeni.

A ação se estende até o final de 2023, quando a administração municipal terá um período de férias coletivas, e retornará janeiro do próximo ano. “O nosso trabalho tem como objetivo garantir a qualidade do produto oferecido ao consumidor e também assegurar um ambiente saudável para o trabalhador”, reforçou a coordenadora da Vigilância Sanitária.