A pandemia da COVID-19 mostrou que as boas práticas de higienização das mãos são extremamente importantes na redução do risco de transmissão de várias doenças, combinada com outras importantes medidas preventivas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higiene adequada das mãos previne até 50% das infecções adquiridas durante os cuidados de saúde.

Para dar ainda mais importância ao tema, a OMS encoraja empresas de vários países a aderirem a uma iniciativa de conscientização no Dia Internacional da Higiene das Mãos, celebrado hoje, dia 5 de maio.

A Essity, empresa sueca, líder global em higiene e saúde, junto com sua marca líder em higiene profissional Tork, apoiam, ativamente, este dia, de forma a promover a higiene das mãos aos profissionais de saúde e a população em geral, por meio de ações de conscientização e comunicação em massa, além de fornecer materiais promocionais e desconto em produtos.

O Dia Mundial de Higienização das Mãos, – que este ano tem como tema: unidos pela segurança – limpe suas mãos -, é mais importante do que nunca para ajudar a sustentar a promoção desta ação básica, mas fundamental.

“Esta iniciativa está em total sinergia com as preocupações da Essity, que trabalha diariamente para quebrar barreiras pelo bem-estar. Temos, ao redor do mundo, projetos de voluntariado para ensinar crianças, jovens e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social, sobre a importância dos hábitos de higiene. Nossos colaboradores vão até as escolas e comunidades e se envolvem muito nestas ações de educação”, afirma Victor Hernández Albíter, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Essity no Brasil.

 

Outros dados apresentados pela OMS mostram que:

– 1 em cada 3 locais públicos não possui instalações de higiene das mãos no ponto de atendimento;

– Globalmente, de cada 100 pacientes, 7 em países desenvolvidos e 15 em países em desenvolvimento irão adquirir pelo menos uma infecção em hospitais de cuidados intensivos;

A organização ainda afirma que investir em estratégias eficazes de prevenção e controle de infecções também pode gerar retornos financeiros significativos. A implementação de políticas de higienização das mãos pode gerar retornos econômicos – em média, 16 vezes o custo de sua implementação.