Analisando os dados de movimentação de cargas ocorridas no Porto Seco de Foz do Iguaçu em 2022, percebe-se que houve uma menor movimentação no fluxo de caminhões quando comparado a 2021. Entretanto, os valores em dólares do fluxo de comércio exterior foram 12,90% maiores em 2022 quando comparados ao ano anterior. Tais resultados fazem do Porto Seco de Foz do Iguaçu o maior da América Latina no quesito movimentação de cargas.
Segundo o Delegado da Alfândega da Receita Federal, o Auditor Fiscal Paulo Bini, a quebra da safra de grãos paraguaia foi responsável pelo número não ter sido ainda maior.
Fluxo de Veículos
Foram liberados 201.262 caminhões em 2022, sendo agosto o mês com maior movimentação: 18.983 veículos. As cargas de importação totalizaram 113.699 veículos, dos quais 29.789 são de procedência argentina e 83.910 oriundas do Paraguai. Em relação às exportações, foram 16.036 cargas com destino a Argentina e 71.527 cargas para o Paraguai, totalizando 87.563 cargas.
Fazendo uma abordagem por país, o fluxo de veículos, entre exportações e importações, totalizou 155.437 caminhões com o Paraguai e 45.825 caminhões com a Argentina. Isso nos mostra que o fluxo de cargas realizado com o Paraguai representa 72,2% em relação ao total, ressaltando a importância do fluxo comercial com esse País.
 
Corrente de Comércio
Durante todo o ano de 2022, o valor da corrente de comércio desembaraçada no Porto Seco de Foz do Iguaçu foi de aproximadamente US$ 6,5 bilhões, sendo US$ 3,7 bilhões em exportações e US$ 2,8 bilhões em importações. Esses valores superam 2021 em 12,90%, quando foram movimentados cerca de US$ 5,7 bilhões. O destaque foram as exportações para o Paraguai que somaram US$ 3,04 bilhões, que representa cerca de 82,28% em relação a todas as exportações que passaram pelo Porto Seco de Foz do Iguaçu. Ademais, a corrente de comércio com o Paraguai responde por 72,2% dos valores desembaraçados nesse local.
Produtos
Uma infinidade de produtos passam pelo Porto Seco de Foz do Iguaçu durante todos os anos. Em 2022, os principais gêneros exportados para o Paraguai foram cimento, fertilizantes, adubos e máquinas agrícolas, enquanto para a Argentina foram veículos automotivos, peças e madeiras.
Já as principais mercadorias oriundas do Paraguai foram grãos (arroz, trigo, milho, soja), carne, ferro e têxtil; e da Argentina vieram peixes, frutas, alho, azeitonas, celulose, feijão e farinha de trigo.

Conforme os dados acima expostos, observa-se que Foz do Iguaçu vem se consolidando a cada ano que passa no segmento de logística e incrementando cada vez mais o comércio internacional que circula por este ponto de fronteira. Para contribuir para o desenvolvimento do comércio formal entre os países vizinhos, a Receita Federal do Brasil também tem o comprometimento com a fluidez, previsibilidade e segurança das operações dos intervenientes do comércio exterior, através do programa Operador Econômico Autorizado (OEA). Ou seja, a Receita Federal do Brasil, busca cada vez mais a inovação com o escopo de atender de maneira mais eficiente os usuários do Porto Seco de Foz do Iguaçu.