A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou em 5,8% o crescimento do turismo brasileiro neste ano, além de alta na geração de novos empregos?

Os destaques na geração de empregos no setor turístico são os segmentos de bares e restaurantes, que criaram 295,2 mil novos empregos, e o de serviços de hospedagem, com 71,8 mil contratados. Com a previsão de manutenção do ritmo de admissões, a CNC estima que o segmento deva encerrar 2022 com 309,3 mil postos de trabalho criados.

A expectativa da CNC é de que os postos de trabalho voltem ao patamar anterior à crise sanitária global, a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada de verão. De acordo com a entidade, em agosto deste ano, 86% das vagas eliminadas durante a pandemia já haviam sido novamente ocupadas.

O setor do turismo foi responsável pela circulação de R$ 94 milhões no país ao longo do primeiro semestre deste ano, 33% a mais que no mesmo período de 2021. Outro destaque, ficou por conta do Brasil ser o único dos grandes mercados domésticos de aviação a apresentar crescimento superior ao período pré-pandemia! O índice avançou 0,6% em relação ao mesmo mês de 2019, superando potências do setor, como os Estados Unidos (queda de 8,6%) e a China (retração de 37,8%).