Umuarama ganhará um novo monumento durante as comemorações do 68º aniversário de fundação, previstas para junho próximo. A Praça Santos Dumont, uma das primeiras da cidade e que homenageia o brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), reconhecido mundialmente como pai da viação, receberá um avião que ficará em exposição permanente.

A Santos Dumont é a maior praça rotatória da cidade. Reconhecida durante muito tempo pela população como a “Praça dos Bancos”, ela representa um capítulo importante da história de Umuarama como palco de muitos acontecimentos culturais, políticos e cívicos. Também se destaca por seu papel articulador no trânsito, um ponto de confluência de algumas das principais avenidas locais, que conectam a cidade de norte a sul ligando praticamente todas as regiões à área central.

O que era apenas uma rotatória com remanescentes da mata nativa, durante o avanço da ocupação urbana na década de 1960, chegou a abrigar a estação rodoviária municipal e tornou-se a praça mais central, projetada em outubro de 1970 e inaugurada em 31 de janeiro de 1972, pelo então prefeito João Cioni Netto.

O logradouro conta com o tradicional obelisco constituído de quatro pilastras de concreto de alturas variáveis, antes revestidas de chapas de alumínio emergindo de dentro de um espelho d’água como simbolismo de modernidade. Hoje, após algumas reformas e adequações, o obelisco permanece em concreto aparente e o espelho d’água deu lugar a um piso iluminado.

A exposição do avião, ideia do prefeito Hermes Pimentel, será um atrativo a mais para o público que voltou a frequentar a praça após a última reforma, em 2019. “Realizamos os procedimentos legais para incorporar ao patrimônio público a carcaça da aeronave que estava abandonada no Aeroporto Orlando de Carvalho desde 2008. Após a retirada dos motores, o avião foi abandonado e estava se deteriorando, ocupando espaço no pátio e dificultando manobras”, lembrou Pimentel.

A partir de então, a aeronave modelo Twin Commander 680FL com prefixo PT-CFR foi transferida para um espaço da Prefeitura e vem recebendo uma reforma de aparência para ser tornar um novo monumento. “Escolhemos a Santos Dumont justamente por esta relação com o pai da aviação, um brasileiro que muito nos honra”, disse.

“Nada mais justo que termos um avião na praça que leva o nome do seu inventor. Tomamos todos os cuidados para preparar a aeronave, que terá base fixa e ficará à vista do público em local de destaque, possivelmente aberta para visitação”, acrescentou. “Ainda não finalizamos todos os detalhes, mas está certo que a população de Umuarama ganhará este presente nas comemorações do aniversário da cidade. E o visual vai ser outra surpresa”, completou o prefeito Pimentel.